ACADEMIA DA GOVERNANÇA E GESTÃO

Excelência em Educação Executiva e Corporativa

Workhop_de_Transforma__o_Digital-Base.png
CursoWorkshop  Governança e Gestão da TI: Rumo à Transformação Digital
Carga Horária24 horas
DataConsultar
Horário8:00 as 12:00 e das 14:00 as 18:00
Descrição

As novas tecnologias, tais como inteligência cognitiva, Internet das coisas, big data, analytics, mídias sociais, gerenciamento de dispositivos móveis, dentre outras, está transformando completamente o cenário de negócios. Novos modelos de negócio estão surgindo, aplicações para a experiência do usuário, novas formas de trabalho, de colaboração de uso de recursos ociosos estão fazendo com novos modelos de negócios digitais surjam da noite para o dia e capturem milhões de usuários e clientes e as vezes esses novos empreendimentos já valem bilhões de dólares. Hoje qualquer segmento de negócio já está sendo afetado por esse “tsunami” digital. A pergunta: o que você e sua organização estão fazendo a respeito disto?

Público-AlvoCIO,s , Executivos de Negócio, Diretores, Gestores, Gerentes, Consultores de TI coordenadores, analistas que atuam no setor público e no setor privado, responsáveis com as atividades de planejamento e implantação da governança e gestão de TI e da transformação digital na organização.
Diferenciais
  • Único curso de governança e gestão de TI com transformação digital no Estado de Goiás;
  • Professor autor do livro mais vendido no Brasil sobre governança e gestão de TI;
  • Curso com ênfase em aplicação (Hands On);
  • Disponibilização de Material de apoio;
  • Estrutura Premium.
Objetivos de aprendizagem​

Geral

Reavaliar as práticas atuais de governança e gestão de TI e explorar como essas práticas deverão ser ajustadas face ao uso de novas tecnologias disruptivas rumo á transformação digital do negócio de sua organização.

Específicos

  • Reavaliar o posicionamento da Governança, Gestão da TI e da Informação
  • Compreender os gaps atuais entre as demandas do negócio e as práticas atuais de Governança,Gestão de TI e da Informação
  • Compreender as dimensões da transformação digital e seu impacto nos negócios
  • Compreender as capacidades digitais que se deve desenvolver
  • Compreender os ajustes na governança e gestão de TI face as novas tecnologias disruptivas
  • Compreender o novo papel do CIO e da unidade de TI do futuro
  • Compreender as abordagens de mudança organizacional e de implementação.
Competências a serem desenvolvidas​

Ao participar desta capacitação o aluno estará apto a:

  • Ter a capacidade de reposicionar as práticas de governança, gestão de TI e da informação face as demandas atuais;
  • Ter a capacidade de reposicionar as práticas de governança, gestão da TI e da informação face as novas tecnologias disruptivas;
  • Poder avaliar as práticas de governança, gestão e informação atuais e avaliar possívels gaps
  • Poder avaliar o reposicionamento necessário face as novas tecnologias;
  • Poder avaliar as capacidades digitais da organização;
  • Reposicionar o papel que é esperado do CIO;
  • Avaliar o nível de maturidade na transformação digital da organização
  • Definir a estratégia junto com os executivos de negócio.
Modalidade​Presencial
Programa
  1. Apresentação do curso
  2. Revisitando as práticas de governança, gestão de TI e da informação
  3. O que pode ser considerado o crítico em relação às práticas de governança, gestão da TI e da informação
  4. Avaliação do posicionamento atual da governança, gestão da TI e da informação
  5. O impacto das tecnologias disruptivas sobre a governança, gestão da TI e da informação
  6. As dimensões da Transformação Digital sobre as organizações
  7. As capacidade digitais que devem ser desenvolvidas
  8. Planejando a transição do estágio atual para suportar a transformação digital da organização
  9. O novo papel do CIO
  10. Remodelando a unidade de TI
  11. As abordagens de mudança organizacional e de implementação.
Corpo Docente

Prof. Dr.Aguinaldo Aragon Fernandes,


Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), Mestre em Ciências em Administração pela COPPEAD, Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica de Engenharia da USP (2000), Auditor Líder de Sistemas da Qualidade ISO 9001 e especialista em Gestão da Qualidade Total pela FGV. ITIL Foundation Certified pela EXIN e Cobit Foundation Certified pela ISACA. Profissional e pesquisador da área de tecnologia da informação com atuação no mercado superior a 33 anos. É autor de vários trabalhos publicados dentre os quais os livros “Planejamento e Controle de Sistemas de Informação”, publicado pela Livros Técnicos e Científicos em 1984, “Gerência de Projetos de Sistemas: uma abordagem prática”, publicado pela Livros Técnicos e Científicos em 1989, com segunda edição em 1990, “Gerência Estratégica da Tecnologia da Informação: como obter vantagens competitivas”, publicado também pela Livros Técnicos e Científicos em 1992, “Gerência de Software através de métricas”, publicado pela Editora Atlas em 1995 e “Fábrica de Software: implantação e gestão de operações”, publicado pela Editora Atlas em 2004 e Implantando a Governança de TI: da estratégia à gestão dos processos e serviços, publicado em 2006 pela Brasport. Ao longo de sua carreira atuou como analista, gerente e Diretor em empresas de prestação de serviços em informática, tendo prestado serviços tanto para instituições públicas como privadas, tais como MEC, Ministério da Aeronáutica, Bradesco, Itaú, Citibank, BankBoston, Philip Morris, Unisys, Getronics, Pólen Technologies, Carlson Wagonlit, SPI Automation, Ogeda, CPM, Accor Services, Banco IBI, C&A, BSI Tecnologia, ABN AMRO Real S.A., Financeira Aymoré, CEF, BB, ASBACE/ATP, CONSOFT, ALTRAN, VISANET, CVC, SEF/MG, RABOBANK, etc. Na indústria de serviços de TI foi pioneiro no desenvolvimento de produtos e serviços, como a primeira fábrica de software do Brasil, operações de outsourcing de sistemas, metodologias de desenvolvimento de software, de gestão de projetos, de garantia da qualidade, de métricas, etc. Teve a oportunidade de coordenar e implantar modelos de qualidade para software e suporte baseados na ISO e no SW-CMM e CMMI. É professor do MBA de Gestão de TI. Professor do MBA GTI da FIA/USP em gestão de operações de serviços de TI, professor do PROVAR da FIA/USP em Governança de TI e professor do CESET/UNICAMP em Gestão da Tecnologia da Informação nas disciplinas de gestão de operações de serviços de TI, das quais também é coordenador. É Conselheiro Científico do Instituto de Tecnologia de Software de São Paulo, membro do ISACA, PMI.

Estratégias Didáticas​Apresentações presenciais de conteúdo e exercício prático para a reavaliação das práticas de governança, gestão de TI e da informação e auto-avaliação do papel do CIO face ás novas exigências e da unidade de TI.
Material de Apoio
  • Apostila contendo os slides;
  • Exercícios de auto-avaliação.
Avaliação

O processo de avaliação do curso é composto por dois critérios:

     1) Assiduidade: Frequência mínima de 100% nas aulas do curso

      2) Aproveitmamento:  Verificado por meio das avaliações denominadas:

           2.1) Participação: Interação, motivação e comprometimento na realização das atividades, tendo peso de 30% sobre uma nota de 0 a 10 e,

           2.2)  Aprendizado: Realização das atividades aplicadas durante o workshop, tendo peso de 70% sobre uma nota de 0 a 10.

CertificaçãoO Certificado será fornecido pela Arqway Projetos Especiais e pelo ITAC -  para os alunos que cumprirem os critérios de avaliação estabelecidos.


I N S C R I Ç Õ E S

 Investimento: 

  Consultar


 Forma de Pagamento

  • Em até 04 vezes sem juros no cartão de crédito pelo PagSeguro;
  • A vista com 10% de desconto;
  • ou ainda, em até 12 vezes no cartão de crédito pelo PagSeguro;


 *Descontos especiais para grupos.