ACADEMIA DA GOVERNANÇA E GESTÃO

Excelência em Educação Executiva e Corporativa

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CursoCFGP – CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES DE PROCESSO
Carga Horária60 horas
DataConsultar
Horário​19:00 as 22:00
ObjetivoProporcionar aos participantes uma visão abrangente e integrada dos princípios, modelos e estruturas para gerenciamento de processos de negócio baseado no BPM – Business Process Management e ABPMP CBOK® - Common Body of Knowledge, capacitando os participantes a interpretarem os requisitos da Gestão por Processos, relacionados aos princípios de gestão, a fim de obterem o entendimento necessário na implementação ou manutenção do Sistema de GESTÃO DE PROCESSOS da organização, propiciando aos participantes o desenvolvimento de competências para a utilização de técnicas de gestão de processos, preparando-os para analisar processos, diagnosticar falhas e oportunidades de melhoria, bem como para implementar soluções de automação.
Público-AlvoProfissionais das áreas de administração, tecnologia da informação, economia, engenharias e demais profissões que estejam envolvidos em iniciativas de gestão de processos, como gerentes funcionais e de processos de negócios, analista de negócios e de processos ou usuários de processos. Também, profissionais que estejam empenhados em aprimorar a carreira buscando conhecimentos em gerenciamento de processos de negócios.
ProgramaI – INTRODUÇÃO AO BPM - GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS
  • A Organização: visão sistêmica, modelo de negócios, estrutura organizacional;

- O Processo: conceito, estrutura, níveis, tipos, componentes;
- Arquitetura de Processos e a Arquitetura de negócios;
- O Gerenciamento de Processos de Negócios: definições, papeis e responsabilidades, ciclo de vida, fatores chave de sucesso do BPM;
- ABPMP CBOK®: Código de ética, visão geral e áreas de conhecimento ( gerenciamento de processo de negócios, modelagem de processos, análise de processos, desenho de processos, gerenciamento de desempenho de processos, transformação de processos, organização do gerenciamento de processos, gerenciamento corporativo de processos e tecnologias de BPM).


II - MODELAGEM DE PROCESSOS
  • Fundamentos da modelagem de processo, propósitos da modelagem de processos, benefícios e perspectivas da modelagem de processos;
  • Modelos: definição, uso, conteúdo, diagrama, mapa, modelo, tipos, níveis;
  • Metodologia para modelagem de processos: Preparação para a modelagem de processo, levantamento de informações e requisitos e elaboração do Modelo;
  • BPMN –Business Process Modeling Notation: Objetivos e benefícios da notação BPMN, subprocessos, atividades e tarefas, eventos de início, intermediário e fim, desvios de fluxo exclusivos, inclusivo, paralelo e complexo, piscinas, Participantes, Raias e artefatos;
  • Modelagem de Processos com o BizAgi Modeler: Visão geral do BizAgi Modeler, e seus os principais elementos, principais elementos passo a passo, teste no fluxo para identificar erros.


III – ANÁLISE DE PROCESSOS
  • Introdução a Análise de Processos;
  • Preparação para a Análise de Processo;
  • Executando a Análise de Processo;
  • Documentação da Análise de Processo;


IV – MELHORIA DE PROCESSOS: DESENHO E TRANSFORMAÇÃO DE PROCESSOS
  • Fundamentos da Melhoria de Processo;
  • Desenho de Processos: conceitos, definições e desenho do estado futuro do processo (TO BE);
  • Transformação de Processos: Visão para iniciativa de transformação de processos, gerenciamento da mudança e preparação e condução na transformação de processos.
  • Definindo a Melhoria de Processo: Amplitude da mudança e diretrizes para o novo desenho do processo.
  • Desenho, simulação, validação e implantação do modelo do novo processo.


V – GERENCIAMENTO DE DESEMPENHO DE PROCESSOS
  • Introdução ao gerenciamento de desempenho de processos: conceitos-chaves de gerenciamento de desempenho de processos;
  • Medições, medidas, métricas e indicadores;
  • Acompanhamento do desempenho;
  • Construindo uma capacidade de gerenciamento de desempenho de processos;
  • Abordagens especializadas de gerenciamento de desempenho de processos;
  • Interpretando o desempenho;
  • Alinhamento de processos de negócios e desempenho corporativo.


VI – ORGANIZAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS

  • Introdução à organização orientada por processos;
  • Migrando de estrutura funcional para estrutura orientada por processos;
  • Papéis na orientação por processos;
  • Governança de processos;
  • Escritório de processos e centros de excelência.


VII – GRENCIAMENTO CORPORATIVO DE PROCESSOS

  • Fundamentos do gerenciamento corporativo de processos: Conceitos-chaves;
  • Requisitos de EPM;
  • Gerenciamento de portfólio de processos;
  • Repositório de processos;
  • Melhores práticas em EPM;
  • Modelos de referência e estruturas de trabalho para processos: SCOR, VRM, APQC, e eTOM;
  • Maturidade de Processos


VIII – TECNOLOGIAS DE BPM

  • Fundamentos de tecnologias de BPM: Conceitos-chaves;
  • Arquitetura da infraestrutura de BPM;
  • BPMS - Business Process Management Suite ;
  • BRMS - Business Rules Management Suite;
  • BAM - Business Actvity Monitory;
  • Outras tecnologias: SOA/EAI.
  • Preparando para a automação de processos: Definindo o BPMS, ambientes de automação de processos, ambiente de Comunicação e participantes da Automação;
  • Executando a automção de processo: Modelo do processo, modelagem e integração de dados, construção e validação de formulários,
  • configuração motor de regra, monitoramento e controle, configuração do BAM, integração com aplicações e outras funcionalidades.
Corpo Docente

Professor Adriano Sousa Pereira, CBPP Blue Seal,

Possui D.E.A.(Mestrado) em Sciences de Gestion pela Universidade de Liége(Bélgica); Mestrado em Administração pela Faculdades Alfa (GO); MBA em Governança de Tecnologia da Informação pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada – IBTA (SP); Graduação em Administração de Empresas pela Pontifica Universidade Católica de Goiás – PUC-Goiás (GO); Certificação CBPP Blue Seal – Certified Business Process Professional pela ABPMP.


Atua a mais de 12 anos na área acadêmica como professor no curso de Administração da Pontifica Universidade Católica de Goiás – PUC-Goiás (2004-2012) e nos cursos de Administração e Sistemas de Informação das Faculdades Alfa (2006-2015). Atuou também, neste período, como Coordenador em cursos de pós-graduação na área de gestão e tecnologia.


Possui mais de 25 anos de experiência nas áreas de Administração e Tecnologia da Informação. Sendo que nos últimos 18 anos em cargos gerenciais como Coordenador de Projetos de Tecnologia da Informação da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás (1997-2001); Superintendente de Administração e Informática do Ministério Público do Estado de Goiás (2004-2007); Presidente do Comitê de Tecnologia da Informação da Amcham Goiânia (2009-2012); Diretor do Instituto Dotis Educação Executiva e Carreiras, parceiro das Faculdades Ibmec-RJ em Goiás (2007-2013);Gestor Regional em Goiás da ABPMP – Association of Business Process Management Professionals (2010-2015).

Avaliação

O processo de avaliação do curso é composto por dois critérios:

     1) Assiduidade: Frequência mínima de 75% nas aulas do curso

      2) Aproveitmamento:  Verificado por meio das avaliações denominadas:

           2.1) Participação: Interação, motivação e comprometimento na realização das atividades, tendo peso de 30% sobre uma nota de 0 a 10 e,

           2.2)        Aprendizado: Realização de um estudo de caso sobre gestão por processos, tendo peso de 70% sobre uma nota de 0 a 10.

CertificaçãoO Certificado será fornecido pela Arqway Projetos Especiais, PTC - Provedor Credenciado de Treinamentos da ABPMP-Brasil, para os alunos que cumprirem os critérios de avaliação estabelecidos.


I N S C R I Ç Ã O

Investimento 

   Consultar

Forma de Pagamento

  • Em até 04 vezes sem juros no cartão de crédito pelo PagSeguro;
  • A vista com 10% de desconto, ou seja, R$ 1.350,00;
  • ou ainda, em até 12 vezes no cartão de crédito pelo PagSeguro;


 *Descontos especiais para grupos.